domingo, 28 de agosto de 2011

O contador de histórias na sala de aula, na biblioteca e na cominudade


Nós fomos...
Participar da 14ªJornada Literária em Passo Fundo, de 22 a 26 de agostso de 2011, foi muito
delicado, depois de cinco edições passadas, sempre acompanhada de uma grande amiga, Ana Maria (in memória) significava para mim a confirmação de que não mais teria a presença física dela . Esse fato dói muito, o retorno a mesma lona, que já não é a mesma lona, aos livros, as mesas redondas,os contadores de histórias, a metáfora mais dolorida e também o riso mais solto insistiam em revelar a saudade que sinto dela... foi acompanhada de uma grande nostalgia e agonia. Só não foi maior porque três amigas maravilhosas ( Rose. Laise e Simone)estiveram o tempo todo comigo. Iluminando esta "jornada" com o melhor de suas presenças. A Rose emprestando a mim toda a delicadeza de sua amizade e o encantamento diante de tanta novidade; a Laise encantada estava que mais parecia " Alice no país das maravilhas" e a Simone me mostrava o horizonte da vida através do olhar deslumbrado e onírico e, isto tudo me salva todos os dias e me faz prosseguir...


O tema da 14ª Jornada era "Leitura entre nós, redes, linguagem e mídias". Os conferencistas e debatedores teceram significativas opiniões sobre a importância da leitura, afirmando que a mesma tem um caráter emancipatório; o que importa é ler com sentido e contexto, não importa em qual suporte está o texto - livros impressos , ebooks, bits. É preciso investir na formação do professor, pois muitas vezes a leitura superficial está no próprio professor. O Brasil ( governo)investiu pesadamente na compra de livros e as editoras também investiram na ampliação de seu mercado, mas ambos esqueceram do leitor.
Esta Jornada teve um sabor especial, pois completa três décadas, ao longo desse tempo não estagnou, ao contrário trouxe novidades que vão desde a tradição dos contadores de histórias, oralidade até o renomado nome de Pierre Lévy defensor ferrenho da internet como fator de inclusão social. Apresentou uma simulação de uma nova linguagem, que serviria para nortear e avaliar o sentido dos dados trocados pela rede, " trata-se de uma utopia linguística, mas que pode acontecer. Essa língua seria capaz de categorizar os dados incorporando significado, e que terá grande impacto nos próximos 30 anos". Também estiveram presentes alguns escritores que hoje usam basicamente o espaço virtual para fazer suas publicações entre os quais destacarei Eliane Brum, que usa a internet como um espaço para contar a história daqueles que não têm voz, e que a partir da internet passam a ter voz, mas lembra que não basta ter voz é preciso construir sentido.

No Seminário dos Escritores de História, o mesmo também teceu desde a narrativa simples, regrada pela emoção e entrega do narrador ao texto até aos benefícios que a era digital trouxe para a narrativa. O ofício do contador de história foi refletido, pois mesmo sendo a mais antigo forma de perpetuar a arte de narrar, a mesma está desaparecendo das comunidades. Por isso, é importante o resgate da mesma e , acredita-se que a sala de aula e a biblioteca escolar são dois espaços propícios à contação de historia.
Por que é importante contar e ouvir histórias?
Para orienta os nossos medos, sonhar; ampliar o sentido de humanidade: uma história pode não salvar uma vida, mas pode alegrar um instante e esse instante pode ser bálsamo para uma vida e, ainda, contar história é uma forma de construção de identidade e segundo Tolstoi " Cantas tua aldeia e cantarás o mundo".
Três questões são fundamentais que o contador deve observar: estar apaixonado pela história ( estar alegre, para poder alegrar o outro);respeitar o ritual da narrativa(espaço-tempo e tempo-lugar) e conhecer muito bem a história que será contada, pois somente dessa forma o contador conduzirá bem o ouvite para que este abra as camadas do texto , empregando sentido.


* Para finalizar quero dizer que o encontro foi muito bom, como um tempo de rituais, encantamento e celebração à vida. Só tem uma forma de agradecer: contando histórias...