O que importa no ato de formar leitor?
Este blogo tem a finalidade de registrar uma prática metodólogica desenvolvida com os alunos do Curso Normal e do 1º ao 5º ano (Curso de Aplicação) do I.E.E. Cristóvão de Mendoza, na disciplina de Literatura Infantil. E, ainda, é um espaço de incentivar a leitura, visando contribuir para aprimoramento do gosto pelos livros e a nossa literatura.
Definindo alguns conceitos:
Literatura Infantil . O termo infantil faz com que esta modalidade literária seja considerada "menor" por alguns, infelizmente. Mas não é bem isso. Costumo dizer que o bom livro de literatura infantil é aquele que agrada a nós adultos. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele. A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica e didática. O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia.
Origens da Literatura Infantil
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter
Contos de fadas – Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento
Contos Modernos- Podemos definir como contos modernos a literatura que surge a partir dos anos 70, a literatura infantil e juvenil inaugura um período extremamente fértil no Brasil. As obras podem ser agrupadas em tendências temático-estilísticas, construindo uma história do gênero que reflete o momento histórico social brasileiro e a situação do leitor por meio de um projeto estético ousado e criativo. Aparecem nomes que ainda hoje continuam a publicar, com sucesso, obras para crianças e jovens, entre eles: Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Silvya Ortoph, Celso Cisto, Liliana Yacoca, Ziraldo, entre outros, reatando as pontas com a tradição lobatiana por novas vias que contemplam a crítica social, o humor, o suspense, a aventura da linguagem.
A função social da literatura infantil - Num primeiro a literatura para crianças teve função formadora: apresenta modelos de comportamento que facilitam a integração da criança na sociedade. Lajolo e Zilberman (1999) acreditam que a valorização da família na sociedade burguesa é a mola mestra que transforma a leitura em prática social, quando constitui atividade privada nos lares. Talvez esteja aí o uso em demasia que se faz do conto infantil na escola com objetivo de passar conceitos pedagógicos. Porém, é preciso considerara que a literatura tem uma função social maior que é a de facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelos questionamentos proporcionados pela leitura. Se a sociedade buscar a formação de um novo homem, terá de se concentrar na infância para atingir esse objetivo.
Nesse sentido, pode-se dizer que o movimento da literatura infantil contemporânea, ao oferecer uma nova concepção de texto escrito aberto a múltiplas leituras, transforma a literatura para crianças em suporte para experimentação do mundo. Dessa maneira, as histórias contemporâneas, ao apresentarem as dúvidas da criança em relação ao mundo em que vive, abrem espaço para o questionamento e a reflexão, provenientes da leitura, através da função de “entretenimento” e interatividade. Ainda, explorar a literaura em espaço digital é estar sintonizado com a geração atual:"nativos digitais".