O texto literário nas séries iniciais

 Atualmente. muito tem se falado sobre a importancia de desenvolver a leitura em nossas crianças, portanto incluir o  texto literário nas séreies iniciais é do bom tom,  pois a criança  vive uma fase de descoberta e a  literatura infantil  como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz a criança ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica. O texto literário, tem o poder de estimular e/ou suscitar o imaginário, de responder as dúvidas do indivíduo em relação a tantas perguntas, de encontrar novas idéias para solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor. Nesse processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer. É através de um conto e/ou de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas, para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.
Considera-se que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo e que é fundamental para o desenvolvimento de potencialidades, há a necessidade de se propor atividades diversas e diferenciadas para a formação do leitor crítico.

Entendendo que o professor das séries iniciais tem uma grande influência na conduta posterior dos alunos, pensou-se este projeto; Literatura em espaço digital. O objetivo é estimular aos alunos-professores trabalharem com a literatura de forma lúdica, prazerosa, de sorte que os alunos possam levar para as séries posteriores o gosto pela leitura do texto literário.
Num primeiro momento, os alunos-professores pesquisaram   alguns autores que integram a literautra infantil atualmente. Num segundo momento,preparam uma  apresentação em slides sobre os autores pesquisados e convidarm os alunos do 4º ano para assistir.







Celso Sisto nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, mas atualmente reside numa praia chamada Cidreira, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Um lugar especial, onde ele está cercado de mar, plantas, bichos, livros e tintas. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursa atualmente o Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde está desenvolvendo uma tese sobre os contos populares africanos na literatura infantil brasileira.
Celso está envolvido de todas as formas possíveis com a arte, principalmente a literatura. Além de escritor é ilustrador, contador de histórias, ator e crítico de literatura infantil e juvenil. Na própria PUC-RS ele desenvolve um trabalho especial no CELIN (Centro de Referência para a Linguagem), junto com a professora Maria Tereza Amoedo.


                            Carina e Marcos trabalharam com a história  "Ver-de-ver-meu-pai",de Celso Sisto, ilustrações de Roger Melo
                                             "Um menino mostra, como o  amor a seu pai, que a proteção ao homem  também deve estar presente nas questões sobre a preservação da  natureza"



Atualmente, muitos autores buscam na tradição inspiração para sua literatura. Os contos de fadas que tem os primeiros registros por Charles Perrault, século XVIII,  tem hoje novas versões, tanto no conto escrito quanto no cinema, por exemplo:  Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque e Chapeuzinho Verde de Augusta Faro





Vivenciando os contos modernos em ambiente digital... Ane (3.302) atenta;  igualmente seus alunos...





Um olhar diferente em tempos de espaço digital. Uma homenagem a Christian Andersen e Monteiro Lobato, através de um envolvimento maravilhoso entre os alunos do Curso Normal -3101 102 , e os alunos do Curso de Aplicação do Instituto.
Substituindo o velho diário de classe, hoje a tecnologia  virtual chega para ficar.  Para alguns é a solução para outros uma inqueitação. Encontro-me entre aqueles que a cada dia  que passa surpreende-se   diante de tantas possibilidades - apenas um clik e vida andou...Busco neste espaço registrar a prática de uma metodologia dialética que considera os três momentos  do plano de tarbalho: Mobilização para o conhecimento; Construção do Conhecimento e Sistematização do Conhecimento.

Os alunos da turma 3.102, pesquisaram sobre Christian Andresen, em ambiente digital. Posteriormente dramatizaram alguns dos contos desse grande autor, e, apresentaram aos alunos  de 1 ao 5º ano do Instituto.
Vivenciando a leitura literária na linguagem da dramaturgia.  A Bela Adormecida e os Sete Anões. Alunos da turma 1040 no papel dos Sete Anões...
 A turma estava animada e  o auditório bonito.... Fadas modernas...


 
Os alunos da 3101, pesquisaram em ambiente digital sobre o Monteiro Lobato e, posteriormente, dramatizaram  apresentando aos alunos do 1º ao 5º ano, como uma homenagem ao grande iniciador da literatura infantil no Brasil.


Visconde  explicado sobre o  corpo humano...


Os alunos entenderam e se divertiram...






Nenhum comentário:

Postar um comentário